

Seu bem-estar em alguns cliques
Dicas de Saúde Vida

Tudo Sobre Celulite
Qual mulher nunca se olhou no espelho e ficou preocupada quando viu as temidas celulites? Mas não precisa se descabelar, a celulite é um processo natural do corpo e muito comum, o importante é ficar informada a respeito e usar nossas dicas para evitá-la. Então vamos acabar de vez com este assunto tão temido?
Primeira coisa que precisamos saber é que dizer CELULITE está errado. Sim, isso mesmo, você passou todo este tempo morrendo de medo dela e nem sabia seu nome correto. A celulite é chamada cientificamente de LIPODISTROFIA GINÓIDE (LDG), ou seja:
LIPO - Gordura
DISTROFIA - Problema no metabolismo e nutrição celular
GINÓIDE - Mulher
Pronto, agora você já pode falar para suas amigas que a LIPODISTROFIA GINÓIDE não está mais assustando você.
Muitas são as causas desta doença. Ela pode ser:
-
Hereditária (quando você herda de seus pais e avós);
-
-
Causada pela idade (o envelhecimento aumenta a pré-disposição para a celulite);
-
-
Relacionada ao sexo (infelizmente as mulheres são as grandes sofredoras deste distúrbio);
-
-
Alimentação inadequada (não adianta apenas temer a celulite, precisa se esforçar e realizar uma alimentação correta);
-
-
Sedentarismo (outro mal do século culpado pelo aparecimento da celulite);
-
-
Medicamentos (muitos medicamentos estão relacionados com o aparecimento da celulite, como os contraceptivos orais. Mas cuidado, antes de mudar sua medicação converse com seu médico);
CLASSIFICAÇÃO DA CELULITE (LDG)
Agora vamos classificar a LDG, veja em qual categoria você se encontra.
-
GRAU I – Presença do aspecto em “casca de laranja” quando a pessoa contrai o músculo. Neste grau não há alterações dos vasos sanguíneos e dos tecidos de sustentação.
-
GRAU II – Presença do aspecto “casca de laranja” independente da contração muscular. Os vasos ficam mais espremidos e inicia-se a formação de edema.
-
GRAU III – Existe um maior aumento das células com aparecimento de nódulos mais profundos. As fibras começam a ficar mais endurecidas e a circulação comprometida, levando a pessoa a sentir dor e cansaço nas pernas.
-
Grau IV – Pele com diversas depressões e aspecto de “acolchoado”. A circulação está extremamente comprometida, elevando a sensação de cansaço e dor nas pernas.
PREVENÇAO E TRATAMENTO
Agora que já sabemos o nome correto da doença e a classificação, vamos ao que interessa de verdade, como prevenir e tratar a LDG.
Um método muito usado e conhecido é a , que pode ser manual ou mecânica. Nesta técnica é realizada uma massagem para facilitar a eliminação de toxinas acumuladas entre as células, melhorando a circulação linfática e amenizando o aspecto da “casca de laranja”.
O também é usado para este fim, onde são emitidas ondas que provocam a quebra das células de gordura, eliminação das toxinas e estimulação da circulação sanguínea.
Massagens com alguns óleos essenciais específicos também ajudam muito na eliminação da celulite. Os principais óleos com esta finalidade são o limoneno, linalol e o geraniol.
Cremes e extratos contendo , Castanha da índia, e são famosos por proteger os vasos sanguíneos, e por conseqüência, diminuem a dor causada pela celulite.
A celulite é fácil de tratar, mas com certeza, prevenir é melhor, então vamos melhorar nossa alimentação cortando as gorduras e evitando o sedentarismo fazendo exercícios diários, assim, a celulite, ou melhor, a lipodistrofia ginóide não será mais seus motivo de insônia.
Não tenha mais medo