

Seu bem-estar em alguns cliques
Dicas de Saúde Vida

Doenças Emocionais
Muitas doenças estão relacionadas à emoção, sendo cada vez mais comum a influência dos sentimentos sobre a saúde física.
Veja a baixo algumas das principais doenças relacionadas à emoção.
O preço que se paga quando vivemos sob pressão
DISTÚRBIOS CARDIOVACULARES
Quem nunca sentiu aquela sensação de mão gelada e coração acelerado em uma determinada situação de estresse? Pois bem, saiba que estas situações geram crises de hipertensão em mais de 80% de pacientes que possuem pressão alta.
É comum em situações de estresse e pressão emocional a liberação dos hormônios adrenalina, noradrenalina e cortisol, por exemplo, levando a uma aceleração do batimento cardíaco e elevação da pressão arterial e das taxas de colesterol.
Caso estas situações desagradáveis de estresse sejam frequentes em sua rotina, não perca tempo e se livre delas, evite problemas futuros como o infarto, derrame, hipertensão e arritmias vivendo melhor com seu corpo.
DORES CRÔNICAS
Basta um dia de muitas reuniões desgastantes no trabalho para a dor nas costas voltar, certo? Mas por que isso acontece?
Alguns hormônios em nosso corpo estão associados ao alívio da dor e à sensação de bem-estar, como a endorfina e a serotonina. Porém, a descarga de adrenalina e cortisol na corrente sanguínea, causadas pelas situações de estresse, diminui a produção da endorfina e da serotonina, gerando as dores crônicas, como a dor nas costas, dor de cabeça, dor muscular, dor pré-menstrual, entre outras.
PROBLEMAS DERMATOLÓGICOS
A velha frase “sentir na pele essa emoção” não existe à toa. Mas não perca os cabelos com a pressão do dia-a-dia. Respire fundo e tente entender quais são as situações que levam você ao estado de estresse e evite-as.
Dermatite, vitiligo, psoríase, queda de cabelo, entre várias outras doenças dermatológicas podem estar relacionadas ao estresse.
Imaginar como será difícil fazer a prova do vestibular ou a entrevista de emprego deixa você com dor de barriga? Saiba que 75% dos casos de colite ulcerativa são psicossomáticas, ou seja, seu psicológico está influenciando seus problemas gastrointestinais.
O desequilíbrio na produção de noradrenalina e cortisol, gerados pelas situações de estresse, podem aumentar ou diminuir os movimentos intestinais, agravando alguns problemas, como o de diarréia, retocolite ulcerativa, doença de Crohn, constipação, gastrite, síndrome do intestino irritável, entre outros.
PROBLEMAS GASTROINTESTINAIS
Não fique sem ar com tantos problemas, saiba que seus problemas de asma, hiperventilação e rinite podem estar relacionadas aquele emprego que você odeia.
Sim, problemas de ordem emocional podem desequilibrar a produção das substâncias envolvidas na dilatação dos brônquios, agravando os sintomas respiratórios, como os da asma (falta de ar).
PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS
Agora que você descobriu que alguns de seus sintomas mais preocupantes podem estar totalmente relacionados a problemas psicológicos, procure ajuda. Realizar meditação e marcar consulta com um psicólogo pode ajudar bastante.