top of page

Dicas de Cozinha

Qualidade dos Ingredientes:

      Cozinhar! Amados por uns e odiados por outros. Para aqueles que gostam, cozinhar é um ato de descoberta e satisfação. Combinar sabores, explorar novas receitas e adaptá-las ao seu paladar. Não há prazer maior!

      E para aqueles que não gostam? Cozinhar é um ato de frustração e tempo perdido. Uma receita simples parece um obstáculo enorme e nada ficará bom o suficiente para arregaçar as mangas e começar a cozinha.

       Nesta caso, por quê não comprar uma comida pronta? A simplificação da vida gastronômica em um simples passo. Hoje, há uma variedade de tipos de pratos e lugares para conhecer. Cada dia uma novidade!

       Esse quadro é ideal para aqueles que podem comer de tudo e possuem uma renda elevada. Mas quando se descobre que você possui uma alergia, intolerância ou deficiência disgestiva e não gosta ou não sabe cozinhar?   Como garantir que a comida será ausente de lactose ou glútem? Se os temperos utilizados te farão bem? Se a comida é de fato de qualidade?

        O seu bem-estar está em jogo! Por isso, traremos algumas dicas básicas para se iniciar a cozinhar:

Conheça seu Fogão:

Livro de Receitas e Quantidades:

       Minha mãe sempre me dizia que não há mágica. Se seus ingredientes não tiverem qualidade, seu prato não ficará bom. Por isso, conheça as opções do mercado, faça o balanço financeiro e compre aquele que for melhor.

       Por incrível que pareça, cada fogão tem seu charme. Conhecê-lo é fundametal para acertar o tempo de cozimento dos seus pratos.

       No início, tenha sempre seu caderno de receitas. Por mais simples que seja seu prato, siga religiosamente os passos lá descritos. Com o tempo, isso se torna natural.

       Seguem algumas conversões de peso em utencílios domésticos:

Conversão de Medidas:

Ingredientes Sólidos:

         Antes de misturar os ingredientes sólidos aos líquidos, é importante peneira-los. Isso evita que aglomerados, principalmente nos açucares, sejam difícies de serem incorporados. Assim, as massas ficam mais macias.

Fermentos:

         Bolos - A regra é clara: fermentos são sempre colocados por último. O aquecimento por qualquer processo pode inutilizar o fermento.

        Pães - O fermento entra junto com a farinha, em pó ou em uma mistrua de açucar e leite.

         Uma pitada sal é obrigatório em massas doces. Isso evita que a massa tenha um gosto aguado, tornando seu prato mais saboroso.

Sal nos Doces:

         Antes de assar qualquer massa que possa apresentar bolhas (como bolos), bata a assadeira em uma superfície rígida. Assim, as bolhas no interior são retiradas, tornando a massa mais uniforme.

Bolhas em Massas:

         Antes de cozinhar, tenha em mente qual será a forma de verificar se o prato está no pronto. Um exemplo: para bolos, é possível enfiar uma faca e verificar se o interor está cru. Porém, cuidado: fazer o procedimento quando o bolo estiver levemente corado, pois ele pode deixar de cresce se fizer isso antes do tempo.

Tempo de Cozimento e Verificação:

      E este é só o começo! Para qualquer iniciante, nossa mensagem é: faça e sempre refaça! A primeira tentativa dificilmente dará certo.
      Já para os que possuem restrição alimentar: por mais difícil que seja, faça sua própria refeição!

      Acredite, sabemos como é complicado conviver com problemas gastro-intestinais. Sua alimentação é um processo chave para superar esse problema. Por isso, receba essas dicas como um incentivo.

      Mesmo com restrições, há uma gastronomia!

bottom of page