

Seu bem-estar em alguns cliques
Dicas de Saúde Vida

Emoções não são Digeridas
Quando o ato prazeroso de comer torna-se um pesadelo, significa que algo está errado e que os padrões de vida devem ser revistos.
As doenças inflamatórias do intestino são bastante conhecidas por serem psicossomáticas, ou seja, estarem fortemente relacionadas com assuntos psicológicos, como o estresse no trabalho, a ansiedade com o futuro ou a preocupação com os relacionamentos. O desequilíbrio emocional gera graves problemas no sistema gastrointestinal (SGI) e deve ser tratado e levado muito a sério.
Doenças como a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn estão sendo cada vez mais diagnosticadas, mostrando que a combinação explosiva da má alimentação com os aspectos psicológicos, tende a explodir mais cedo ou mais tarde. O fator emocional pode não causar a doença, mas pode desencadear em organismos pré-dispostos.
DICAS PARA EVITAR A DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL
1 – Comer devagar – Esta é a primeira dica por ser uma das mais importantes e mais fáceis de seguir. Quando comemos muito rápido nosso estômago é obrigado a produzir mais ácido para digerir o alimento, o que pode levar a quadros de úlceras e gastrite. Portanto, não tenha pressa, coma devagar e mastigue bem.
2 – Realizar refeições regulares – Dividir as refeições em 5 é uma boa dica para manter o intestino saudável. Faça suas refeições mantendo uma rotina (siga os horários) e não coma muito tarde.
3 – Não fazer jejum prolongado – O jejum por muito tempo é prejudicial ao estômago. A dica é comer uma fruta ou uma barra de cereal quando você souber que vai ficar muito tempo sem se alimentar.
4 – Evite alimentos gordurosos – Estes alimentos são de difícil digestão e seu organismo precisa de descanso, então ajude-o livrando-se destes alimentos.
5 – Bebidas com gás nem pensar – Bebidas como o refrigerante e a água com gás são ruins para seu intestino, pois o gás contido nestas bebidas distende a parede do estômago e do intestino, provocando a terrível sensação de barriga cheia e acidez gástrica.
6 – Evite o álcool – As bebidas alcoólicas devem ser ingeridas com moderação e sempre após uma refeição para evitar a azia e a acidez estomacal.
7 – Glúten e lactose free – Uma boa dica é passar pelo menos 2 semanas sem a ingestão de glúten e lactose para observar o seu organismo. Como muitas vezes a lactose e o glúten estão diretamente relacionados a problemas de alergia ou dificuldade na digestão, esta observação será de grande valia. Lembrando que o médico deve estar ciente sobre a sua dieta.
8 – Diminua o açúcar – Vilão bastante conhecido, a digestão do açúcar pode gerar uma grande quantidade de produção de gases, levando aos sintomas de dor e distendimento abdominal.
9 – Abuse das frutas e verduras refogadas – Neste primeiro momento, as cascas das frutas e as verduras cruas devem ser evitadas, pois estimulam o transito intestinal. Porém, frutas sem casca e verduras refogadas devem ser incluídas na alimentação, pois possuem grande quantidade de vitaminas que devem ser aproveitadas.
10 – Procure um médico – O gastroenterologista e o proctologista são os médicos mais indicados quando o assunto é doença inflamatória do SGI. Eles irão avaliar com mais cautela o seu problema, podendo indicar medicamentos que irão melhorar sua saúde. Uma nutricionista e um psicólogo também devem ser procurados.
Aproveitem as dicas e sigam corretamente!
A importância da alimentação e do bem-estar psicológico